PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

domingo, 20 de janeiro de 2008

INE: publicações

O Instituto Nacional de Estatística apresenta os principais indicadores sobre o risco de pobreza e a desigualdade na distribuição dos rendimentos monetários a partir dos resultados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) realizado em 2006.De acordo com este inquérito, a população residente em situação de risco de pobreza era de 18% em 2006 (20% de acordo com o inquérito de 2004 e 19% em 2005).A distribuição dos rendimentos caracterizava-se por uma acentuada desigualdade: o rendimento dos 20% da população com maior rendimento era 6,8 vezes o rendimento dos 20% da população com menor rendimento (6,9 nos dois anos anteriores).À semelhança de 2005, o impacto das transferências sociais (excluindo pensões) na redução da taxa de risco de pobreza em 2006 foi de 7 pontos percentuais.
Em 2005, o PIB aumentou 0,9 em volume e 3,5% em valorEm 2005, o PIB apresentou um crescimento nominal de 3,5%, fixando-se em cerca 149,1 mil milhões de euros. Em termos reais aumentou 0,9%, menos 0,6 pontos percentuais que em 2004. Este abrandamento reflectiu sobretudo o menor contributo da procura interna para o crescimento, em larga medida, determinado pela variação negativa da formação bruta de capital. Entre as componentes da procura interna, o consumo final das Administrações Públicas foi a que apresentou maior crescimento. Tanto as exportações como as importações registaram abrandamentos, mais intenso no caso das segundas. O VAB registou uma variação nominal inferior à do PIB, cerca de 2,4%, e um crescimento real ligeiramente menor (0,8%). Os ramos de actividade ligados à agricultura, indústria e construção registaram variações negativas enquanto que os serviços apresentaram uma variação positiva. A necessidade líquida de financiamento da economia agravou-se para 8,3% do PIB em 2005 (6,1% em 2004), registando-se um aumento das necessidades de financiamento das Sociedades Não Financeiras e das Administrações Públicas. Os quadros em excel e que podem ser guardados estão disponíveis aqui.
Sociedade da Informação e do Conhecimento – 2007
Apresentam-se dados estatísticos actualizados sobre a Sociedade da Informação em Portugal 2007. Esta compilação, preparada sob coordenação da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e em colaboração com o INE – Instituto Nacional de Estatística, no âmbito do Conselho Superior de Estatística, apresenta as principais estatísticas na área da Sociedade da Informação produzidas pelas seguintes entidades: UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, INE – Instituto Nacional de Estatística, ICP-ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) do Ministério da Educação, Direcção de Serviços de Informação Estatística em Ensino Superior (DSIEES) do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais. Os quadros em excel e que podem ser guardados estão disponíveis aqui.

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast