PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

domingo, 20 de abril de 2008

Cuba: a mudança aos poucos (II)

Dois meses de reformas

Electrodomésticos - Liberalização da venda e aquisição, por fases, de computadores, leitores de DVD, fornos de micro-ondas, acumuladores de água quente, torradeiras e outros electrodomésticos.
Agricultura - Concessão de empréstimos às cooperativas como forma de estímulo à produção, beneficiando 1300 unidades de terras estatais, possibilidade de pagarem melhor a técnicos e licença para venderem os produtos nas cidades.
Hotéis e praias - Autorização aos cidadãos de poderem frequentar as unidades hoteleiras e as praias até agora reservadas exclusivamente aos turistas.
Telemóveis - Acesso dos cubanos aos telefones móveis, até agora um luxo reservado a funcionários públicos e trabalhadores de empresas estrangeiras.
Automóveis - Autorização à venda e compra livre de automóveis, algo nunca permitido às pessoas desde a revolução, e às restrições impostas a viajantes.
Casas - Os cubanos a viver em casas propriedade do Estado há pelo menos 20 anos vão poder tornar-se seus proprietários de pleno direito e legá-las aos herdeiros.
Saúde - Desburocratização do sistema de prescrições médicas e reforma do programa de saúde de forma a acorrer com mais celeridade aos cuidados primários (fonte: Publico)

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast