Bloggers japoneses, os bons gigantes da Web

Fugir à controvérsia
Os bloggers nipónicos fogem à política e à linguagem contundente. Raramente se gabam da sua sabedoria. Enquanto os americanos fazem blogues para se destacarem, os japoneses fazem-nos para se integrarem. São blogues sobre coisas da vida quotidiana: gatos e flores, bicicletas e pequenos-almoços, gadgets e estrelas da TV. Os seus blogues têm artigos mais pequenos que os dos blogues ocidentais, são normalmente anónimos, e actualizados muito mais regularmente. "O comportamento é mais importante que a tecnologia", disse Joichi Ito, administrador do Technorati e especialista em comportamentos globais na Internet. "No Japão, não é socialmente aceitável procurar a fama." O Technorati apurou que, de todos os artigos em blogues no último trimestre de 2006, 37 por cento eram escritos em japonês, 36 por cento em inglês, e oito por cento em chinês. Isto não é uma aberração.Nos últimos três anos, o japonês tem estado empatado ou ligeiramente à frente do inglês como língua dominante da blogosfera. Ora, há 130 milhões falantes de japonês; o inglês tem 1100 milhões". Leia um artigo de Blaine Harden, publicado no "Publico"
<< Página inicial