Iraque: "A Guerra"
Mais um excelente trabalho publicado hoje no "Publico", da autoria da jonalista Sofia Lorena, que pretende retratar a guerra no Iraque: "Cidades, batalhas, acontecimentos, protagonistas. Erros admitidos, erros corrigidos, pequenas vitórias. Avanços e recuos. Algumas palavras que contam apenas uma pequena parte do que aconteceu no Iraque desde a invasão de 20 Março de 2003.
A
Abu Ghraib
Se o nome não ficar, ficarão as imagens. Fotografias de horror, tiradas no interior da prisão de Abu Ghraib, a oeste de Bagdad, onde se torturava no tempo de Saddam Hussein. Os soldados americanos que fotografaram e posaram nas imagens insistiram que obedeciam a "pessoas na cadeia de comando", que tinham recebido ordens para amolecer os detidos antes de estes serem submetidos a interrogatórios. Mas nunca foi acusado nenhum membro das chefias.
Aliança Iraquiana Unida
Grande coligação dominada pelos dois principais partidos xiitas religiosos, o Dawa e o Conselho Supremo Islâmico Iraquiano, venceu as primeiras eleições depois da guerra e continua a deter o poder, que partilha com os dois principais partidos curdos. A principal autoridade religiosa do xiismo iraquiano, o ayatollah Ali Sistani, ajudou a forjar esta aliança de 20 grupos políticos". Um documento a guardar.
<< Página inicial