Curiosidades: Campanha de Dolce & Gabanna pode desencadear boicote
A Amnistia Internacional pediu que fosse retirada em Itália uma publicidade da marca Dolce & Gabbana que mostra um homem a dominar uma mulher prostrada no chão, enquanto quatro outros homens observam a cena. A imagem, que apela a um imaginário erótico de dominação, é ambígua, e tanto pode sugerir uma orgia (sexo com mútuo consentimento), como uma violação de grupo (crime). A publicidade foi considerada "uma apologia da violência face à mulher" pela Amnistia Internacional, que veio agora repetir a denúncia feita em Fevereiro pelo Instituto Espanhol da Mulher. "O direito da mulher a viver livre do pesadelo da violência doméstica precisa de tudo menos destas imagens da Dolce & Gabanna", disse em Itália o presidente da Amnistia Internacional, Ricardo Noury, citado pelo diário El País. Por seu lado, ainda segundo o El País, o maior sindicato italiano, a Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIT), a que estão ligados os trabalhadores têxteis, já garantiu que vai pedir um boicote às compras da marca se a Dolce & Gabanna não retirar esta publicidade até dia 8, Dia da Mulher.Valeria Fedeli, secretária-geral da CGIT vê na imagem apenas violência: "A moda é sobretudo cultura, ética e um veículo de transmissão de valores, sonhos e emoções, pelo que é vergonhoso que a Dolce & Gabanna utilize uma mensagem de violência. Os dois criadores deviam pedir desculpa a todas as mulheres". Face aos protestos do Instituto da Mulher, do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais e da Federação de Consumidores em Acção, quando decidiu retirar a sua publicidade em Espanha, em Fevereiro, a Dolce & Gabanna disse que "o mercado espanhol ficou um pouco atrasado" ao não saber apreciar o que "apenas é arte". Em Itália, 13 senadores já se juntaram ao pedido da Amnistia Internacional. Arianna Censi, conselheira das políticas de género do congresso, é citada também pelo El País dizendo: "É inadmissível que se proponha com fins comerciais uma imagem que incita à violência contra a mulher e dá uma ideia de submissão que corre o risco de gerar uma cultura machista errada e fundada na violência". Já em Janeiro, outra publicidade da Dolce & Gabanna, que mostrava um grupo de mulheres a empunhar facas, enfrentou críticas. A British Advertising Standards Authority recebeu 150 reclamações de consumidores preocupados pela imagem glorificar o crime violento. A Dolce & Gabanna disse que a campanha fazia referência a pinturas do princípio do século XIX.
Fonte: Vanessa Rato, Publico
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