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quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Reconstituição do rosto de Dante mostra que o poeta tinha um nariz do tipo batata

Uma equipa de cientistas italianos dedicou-se a produzir uma reconstituição tridimensional do rosto do poeta Dante, e teve uma surpresa: em vez de encontrarem um nariz de formato aquilino, pelo qual se tornou famoso, pelos menos nas representações póstumas, feitas ao longo dos 700 anos após a sua morte, deram com um nariz abatatado e curvado, como se tivesse levado um soco que o entortou. "Todos tínhamos uma ideia preconcebida de qual seria o seu aspecto. Mas se este estudo está correcto, tinha um rosto bastante diferente. Parece-se mais com um homem comum, que se pode encontrar na rua", disse à Reuters Giorgio Gruppioni, antropólogo da Universidade de Bolonha que trabalha no "campus" de Ravena, a cidade do Adriático onde foi sepultado Dante Alighieri. A imagem que hoje temos do autor de A Divina Comédia está condicionado pela forma como os artistas o representaram. Mas Gruppioni diz que a maioria dos retratos do poeta foram feitos depois da sua morte, em 1321, e eram o que se poderia chamar "retratos psicológicos": eram imagens mais fiéis àquilo que os retratistas de Dante pensavam do autor, que é considerado o fundador da linguagem italiana, do que ao seu verdadeiro aspecto, disse ao jornal italiano La Repubblica. Assim, os retratos de Dante (1265-1321) mostram-no normalmente com traços angulosos e um nariz aquilino, inspirados na descrição que dele fez o poeta Giovanni Boccaccio (o autor do Decameron): "O seu rosto era longo, o seu nariz aquilino (...), o queixo forte, com uma expressão melancólica e pensativa", recorda a AFP. Mais tarde, o pintor Rafael deu um rosto ainda mais anguloso a Dante.Existem várias máscaras funerárias de Dante, alegadamente modeladas no seu rosto após a morte, mas os historiadores têm pouca fé na sua veracidade. "Nenhum rosto humano aguentaria que se fizessem umas 30 máscaras mortuárias dele", comentou Gruppioni. A verdadeira face de Dante começou a revelar-se em resultado da investigação levado a cabo nos anos 20 por um antropólogo da Universidade de Bolonha, Fabio Frassetto. Este investigador teve autorização para retirar o crânio de Dante da cripta onde foi colocado, e fez medições precisas. Secretamente, receando que isto pudesse ser considerado uma profanação, fez um modelo em gesso do crânio. Foi no trabalho de Frassetto que a equipa actual se baseou para fazer um modelo computorizado de como seria o verdadeiro rosto de Dante. Um especialista em reconstruções faciais da Universidade de Pisa, Francesco Mallegni, trabalhou em conjunto com informáticos para fazer a reconstituição tridimensional do rosto. A margem de erro da reconstrução é de cinco por cento, dizem os cientistas. Assim, Dante surge com um nariz curvo, como se tivesse levado um soco, mas abatatado, em vez de afilado. "Para mim também foi uma surpresa", comentou Gruppioni. O maxilar teve de ser reconstruído, porque faltava ao modelo. E, utilizando técnicas forenses, os cientistas simularam músculos, rugas, sobrancelhas - e até acrescentaram uma toca vermelho escuro, à moda da época, para fazerem a reconstrução passar do computador para um verdadeiro modelo tridimensional. "Tentámos fazer uma reconstituição tão próxima da realidade como possível. Não demos expressão nenhuma ao seu rosto, apenas lhe demos a forma", disse o investigador.
Fonte: Publico, Reuters e AFP

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