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segunda-feira, 23 de abril de 2007

Eleições na Madeira: PSD e PS gastam dois milhões

PSD e PS, os dois principais partidos que concorrem às eleições de 6 de Maio, apostam fortemente em figuras da música popular para animar os respectivos comícios, não hesitando em gastar perto de dois milhões de euros, de acordo com os orçamentos entregues na Entidade das Contas e Financiamentos Políticos do Tribunal Constitucional. O PSD-M inscreveu a verba de 1, 4 milhões de euros na rubrica Comícios, espectáculos e caravanas. Já o PS tenciona gastar cerca de um terço desta verba (450 mil euros) na animação dos seus comícios.
Mais discretos e menos endinheirados, os outros partidos ficam-se por comícios discretos, apostando sobretudo no porta-a-porta. CDS-PP, CDU, BE e Movimento Partido da Terra não entregaram na Entidade das Contas e Financiamentos Políticos do Tribunal Constitucional qualquer estimativa de gastos com a animação de comícios ou caravanas. Cantores de grande popularidade foram escolhidos pelos dois maiores partidos concorrentes às eleições na Madeira (PSD e PS) para dividir o palco com os candidatos nos comícios, disputando os «apoiantes» ali presentes motivados pela música ou pela causa política.
A medida é usualmente adoptada pelas forças políticas para reunir o maior número de pessoas neste tipo de acções, propósito comprovado pelo facto das intervenções políticas dos candidatos acontecerem sempre antes das actuações dos cabeças-de-cartaz escolhidos para animar os comícios. Nesta campanha eleitoral para as eleições legislativas regionais de 6 de Maio, o PSD-Madeira, partido que dispõe de mais meios financeiros, apostou essencialmente nas actuações do conhecido cantor Tony Carreira e do filho, Mickael. Mas a música está presente na programação do PSD/M, desde a fase de pré-campanha, tendo actuado em algumas dessas concentrações os cantores Roberto Leal e Emanuel. Até o final da campanha social-democrata (4 de Maio) estão previstas ainda actuações de popular cantor nacional Marco Paulo.
Nestes comícios participam também o conjunto madeirense Galáxia, que sublinha com um rufo de tambores todas as intervenções de Alberto João. Por seu turno, o PS/Madeira, agendou dezoito comícios, com actuações musicais diferentes, começando por contratar Quim Barreiros, um cantor popular que já participou noutras campanhas eleitorais dos socialistas, e desta vez animou quatro acções de campanha. Depois, como forma de atrair a juventude, o PS/M apostou no duo Anjos que está contratado para participar em sete comícios, e ainda os grupos os FingerTips, Mind Da Gap e D'Zrt. A brasileira Fafá de Belém é a escolha para os últimos dias de campanha socialista, estando prevista a sua actuação em cinco comícios, incluindo o de encerramento.
Quanto aos partidos mais pequenos, com orçamentos menores, o que não permite 'dar música' aos seus simpatizantes e apoiantes, acabam por centrar a sua actuação nas acções de contactos directos com as populações.
Fonte: Lusa/SOL

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