PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Comandante de uma prisão americana no Iraque detido por "ajuda ao inimigo"

O militar que comandava uma das principais prisões militares norte-americanas em Bagdad foi detido, por suspeita de "ajuda ao inimigo" e de manter "relações impróprias" com a filha de um dos presidiários. O tenente-coronel William Steele, comandante do 451º Destacamento da Polícia Militar, comandava até ao mês passado o Camp Cropper, um presídio criado pelo Exército norte-americano junto ao aeroporto internacional de Bagdad.
O antigo Presidente iraquiano Saddam Hussein passou os últimos dias de vida naquele campo, antes de ter sido executado, em Dezembro do ano passado. Outras três mil pessoas, incluindo dezenas de dirigentes do antigo regime, continuam detidas naquela unidade. Num comunicado divulgado esta manhã, o Exército norte-americano adianta que "o tenente-coronel William H. Steele foi acusado de ter violado o código de justiça militar", acrescentando que o oficial "está detido no Kuwait", onde aguarda uma audição preliminar durante a qual serão "apresentadas provas para decidir se o caso deve ser julgado em tribunal marcial".
De acordo com um porta-voz militar, o tenente-coronel é acusado de "ajuda ao inimigo", por suspeita de ter fornecido aos detidos, entre Outubro de 2005 e Outubro de 2006, telemóveis não sujeitos a vigilância. Steele é ainda acusado de ter mantido uma "relação imprópria com uma tradutora" e com a filha de um detido e de manter em sua posse vídeos pornográficos, em violação das normas militares. As prisões militares americanas no Iraque têm estado debaixo de apertada vigilância depois do escândalo de abusos e maus-tratos registados em Abu Ghraib no Verão de 2003, registados em vídeos e fotografias mais tarde revelados pela imprensa norte-americana. Fonte: Reuters e Publico

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast