PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Milão vai ter portagens urbanas

O município de Milão anunciou que, a partir de 19 de Fevereiro de 2007, irá iniciar uma experiência colocando na cidade portagens que visam desmotivar a entrada de viaturas na cidade. Trata-se de uma medida que tem como objectivo reduzir os níveis de poluição e, ao mesmo tempo, descongestionar o tráfego.
Os residentes que se apresentem em carro próprio estarão livres de qualquer pagamento, mas todos os outros, para poderem circular dentro da cidade, deverão pagar uma quantia que ronda entre os dois e os dez euros, consoante o nível de partículas poluentes emitidas pelas respectivas viaturas. Esta ideia do município deverá ser objecto de debate com associações locais de desenvolvimento e de residentes. Segundo declarações do responsável pelo tráfego de Milão, Eduardo Croci, a taxa a aplicar irá afectar 45 por cento dos automobilistas e 94 por cento das viaturas comerciais que diariamente circulam na cidade. A medida será válida para os dias úteis, entre as 7h e as 18h.
Os estudos ambientais citados por Croci ao jornal La Stampa referem que entram diariamente em Milão mais de 500 mil viaturas, sendo estas em grande parte responsáveis por níveis de poluição atmosférica que ultrapassa em 150 pontos percentuais os limites recomendados.
A taxa irá ser aplicada também aos residentes que conduzam carros que não lhes pertençam. Nestes casos os pagamentos serão anuais e poderão ser de 40, 100 ou 200 euros, consoante os níveis de poluição produzidos pelo motor.A ideia da taxa já havia sido anunciada pelo município em Agosto deste ano, tendo então sido ventilado o início de Janeiro próximo para a entrada em vigor. No entanto, devido a pressões de diversas associações, houve necessidade de proceder a reajustamentos.
Os condutores deverão comprar bilhetes para poderem entrar na cidade. Esses bilhetes serão depois validados nos equipamentos electrónicos que o município instalará em todos os acessos. A cidade de Londres é o exemplo europeu mais significativo de instituição de portagens urbanas. Posto em prática em 2003, o sistema tem recebido avaliações favoráveis e mostra resultados visíveis nos níveis de poluição e fluidez do trânsito.

(fonte: comunicação social nacional)

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast