PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Frescos eróticos são nova atracção em Pompeia

O bordel era o único edifício da cidade destruída em 79 a.C dedicado apenas à prostituição O lupanar de Pompeia, um dos locais mais citados do centro arqueológico situado perto de Nápoles, por causa dos seus frescos eróticos, reabriu ao público após dois anos de intensos trabalhos de restauro.Este era "o único edifício da Pompeia antiga somente destinados à prostituição", ao contrário de outros bordéis que partilhavam o espaço com albergues, notou o responsável pelo sector arqueológico de Pompeia, Pietro Giovanni Guzzo, durante a inauguração oficial.
Descoberto de 1862, o bordel tinha uma dezena de quartos em dois andares. O primeiro seria reservado aos clientes mais importantes e tinha mesmo uma entrada independente. O piso térreo seria frequentado pelas classes mais modestas e até por escravos. Ainda hoje é possível ver nas paredes vários frescos eróticos muito explícitos, que poderiam constituir um catálogo das práticas sexuais propostas pelo bordel.
Os trabalhos de restauro permitiram reavivar as cores dos frescos mas também consolidar as estruturas internas e externas do edifício, danificadas pelas intempéries e pelas visitas públicas. O termo "lupanar" vem do latim lupus (lobo). Na Roma Antiga, as prostitutas eram chamadas "lobas". Pompeia, sepultada sob as cinzas do vulcão Vesúvio no ano 79 antes de Cristo, é um dos locais mais visitados de Itália, atraindo todos os anos mais de três milhões de turistas. (fonte: comunicação social nacional)

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast