PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Artigo: Paraísos...

Por razões várias, somos bombardeados com notícias sobre a nossa economia e sobre a alegada situação económica dos portugueses, que parecem indiciar estarmos todos alegremente a caminhar para uma espécie de paraíso terreno. O problema nem é deste governo, mas também. Os mais desatentos não percebem que as coisas não são sempre como parecem, que nem todas as notícias têm credibilidade, que nem sequer os números são o que muitas vezes aparentam ser. Isto porque em política, há sempre um tempo específico para tudo, nalguns casos cuidadosamente escolhido, particularmente para a veiculação de informações oportunas na comunicação social. O facto de estarmos numa conjuntura política marcada pelas eleições em Lisboa é, não dividem, um desses momentos, em que teremos que redobrar a capacidade de filtragem dos factos e de não nos desligarmos da nossa realidade, particularmente quando confrontada com o tal paraíso que alguns dizem existir ali mesmo ao virar da esquina. Sem comentários, limito-me a recordar algumas dessas notícias recentemente publicada se que indiciam essa diferença:

• A Direcção-Geral de Impostos reconheceu com, base em dados relativos a 2005, que mais de metade dos portugueses não tem rendimentos suficientes para pagar o IRS, na medida em que cerca de 52% dos agregados familiares portugueses que declararam rendimentos acabaram por não pagar IRS. Mesmo assim, entre os restantes 48% que pagaram, houve 88% que pagaram uma taxa nominal de imposto entre os 12 e os 24%.

• Poder de compra dos trabalhadores por conta de outrem registou em Portugal durante o ano passado a maior descida dos últimos 22 anos. Segundo a Comissão Europeia, no seu relatório semestral, os salários reais portugueses caíram 0,9%. Torna-se necessário recuar ao ano de 1984 para encontrar uma evolução mais negativa da evolução do poder de compra dos portugueses, nessa altura, com a inflação acima dos 25%. Quer isto dizer que nem na crise de 1993, nem em 2003, o último ano de recessão, as remunerações dos trabalhadores foram tão penalizadas. Resta-nos o consolo de que as previsões de Bruxelas apontam para que os salários reais voltem a subir em Portugal, 0,4% em 2007 e 0,5% em 2008… O que é um absurdo paradoxal é que apesar da moderação salarial, a competitividade portuguesa face aos seus parceiros europeus em termos de custos mantém uma tendência negativa.

• A Comissão Europeia reconheceu este ano, num documento oficial, não acreditar que o governo português seja capaz de cumprir a nova meta assumida para o défice deste ano, antecipando um saldo negativo das finanças públicas de 3,5% do PIB, contra 3,3% previstos por Lisboa. As Previsões de Primavera, prevêem que o défice se mantenha acima dos 3% do PIB em 2008 (3,2%) quando o Executivo português havia prometido por termo à situação de défice excessivo até ao final da legislatura. É bom ter presente que ainda há seis meses, outras previsões de Bruxelas apontavam para um défice de 4% em 2007 e de 3,9% em 2008. Bruxelas recorda que "nos próximos anos" as injecções de capital nos hospitais portugueses devem ser contabilizados como operações agravadoras do défice. A Comissão prevê que Portugal cresça este ano 1,8% (o mesmo que o Governo) e 2% em 2008, menos quatro décimas do que a projecção governamental, mas em ambos os anos, Portugal continuará a crescer menos do que a média dos parceiros da Zona Euro.

• E como se tudo isto não bastasse, eis que Bruxelas reviu em alta a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano e o próximo, mas para um valor que continua a ser o mais baixo na União Europeia, mantendo a tendência de divergência pelo sétimo ano consecutivo. Nas Previsões Económicas da Primavera, a Comissão Europeia revê em alta de 0,3 pontos percentuais a estimativa de crescimento da economia portuguesa em 2007, para 1,8%, valor que é igual às estimativas governamentais. Para 2008, Bruxelas também reviu em alta de 0,3 pontos percentuais as últimas previsões. O ritmo de crescimento previsto para este e para o próximo ano, será inferior ao estimado para a Zona Euro, cuja economia deverá expandir-se 2,6% este ano e 2,5 no próximo, e também inferior ao previsto para a União Europeia, que deverá crescer 2,9% este ano e 2,7 no próximo. Portugal continuará a afastar-se dos seus parceiros europeus pelo sétimo ano consecutivo em 2008, caso estas previsões se confirmem.
Luís Filipe Malheiro
Jornal da Madeira, 22 de Junho 2007

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast