PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

terça-feira, 19 de junho de 2007

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia de África

Todos os anos, o Dia de África constitui uma oportunidade apropriada para reflectir sobre as perspectivas do continente, fazer o levantamento dos seus problemas e reconhecer as suas realizações. Graças a iniciativas como a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África e o seu Mecanismo de Avaliação pelos Pares, haveis-nos ajudado a centrar os nossos esforços colectivos nas prioridades fundamentais para a renovação do continente. E, através de instituições como o Parlamento Pan-Africano e o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, os governos e povos de África estão a demonstrar um empenhamento crescente em tomar medidas eficazes e concretas para enfrentar os imensos desafios. O crescimento económico sustentado que se tem recentemente registado em muitos países africanos é outra realidade animadora.
Mas também partilho a dor e a frustração de África perante o sofrimento persistente e generalizado no continente. A pobreza extrema – em conjugação com a falta de acesso ao ensino básico, aos cuidados de saúde e a uma alimentação adequada – continua a impedir milhões de jovens africanos talentosos e promissores de realizarem o seu potencial. Ao mesmo tempo, a devastação causada pelo VIH/SIDA está a inverter as melhorias alcançadas no domínio do desenvolvimento.
Saudamos as importantes medidas tomadas com vista a consolidar a paz em África, incluindo as históricas eleições democráticas realizadas na República Democrática do Congo e os progressos alcançados no domínio do processo de paz na Costa do Marfim. Contudo, os conflitos armados continuam a ter consequências trágicas para os civis, nos pontos quentes que ainda subsistem em África. No Darfur, apesar dos esforços conjuntos das Nações Unidas e da União Africana para fortalecer o processo de paz e reforçar a manutenção da paz, a violência tem um impacto intolerável nas vidas humanas. Também a Somália atravessa de novo um período marcado por convulsões, o que salienta a necessidade urgente de encontrar uma solução política para a crise que há tanto aflige o país. Numa altura em que nos esforçamos para conseguir progressos reais na luta contra a pobreza, a doença e o analfabetismo em África, reforcemos a nossa parceria mundial para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, nomeadamente através de mais e melhor ajuda, do cancelamento da dívida e de um comércio mais justo. Façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para resolver os destruidores conflitos no continente, utilizando plenamente os mecanismos institucionais de África para a promoção da paz e da segurança. Finalmente, temos de trabalhar diligentemente para melhorar o respeito pelos direitos humanos, em especial empoderando as mulheres africanas.Neste Dia de África, aplaudo os muitos contributos do continente para as Nações Unidas e reafirmo o apoio desta Organização ao trabalho da União Africana. Prometo também o empenhamento das Nações Unidas em actuar como parceiro de África nos esforços para levar a paz onde há guerra, a prosperidade onde há pobreza e a esperança onde há desespero (ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia de África, 25 de Maio de 2007)

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast