PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

FBI tenta decifrar código secreto na Bíblia de padrinho da Máfia

O Código Da Vinci poderá em breve ter um concorrente sério. É que a chaves secretas que, supostamente, foram deixadas à humanidade pelo inventor italiano podem não ter comparação com um novo enigma que está a ser estudado pelo FBI. Algo que se poderia chamar Código Provenzano, nome do padrinho da Máfia que andou fugido à justiça 43 anos e que terá deixado uma linguagem secreta na sua Bíblia pessoal. Quando a polícia italiana deteve Bernardo Provenzano em Abril, na sua casa, na ilha Corleone, encontrou entre os seus haveres uma Bíblia totalmente anotada, marcada com post-it e com frases e números misteriosos. A partir daqui, vários especialistas dedicaram-se a estudar as anotações do "patrão dos patrões" da Máfia, admitindo que elas poderiam revelar mais sobre a organização e até um código de comunicação entre os seus membros. Não conseguindo resultados objectivos, resolveram agora pedir ajuda ao FBI, que tem um departamento especializado em decifrar códigos secretos.
"O FBI está a trabalhar com a polícia italiana com o objectivo de determinar se todas aquelas anotações não são mensagens escondidas", disse à Reuters uma fonte oficial norte-americana, que pediu para não ser identificada. O trabalho está a cargo de criptologistas do FBI, da sede de Quântico, na Virgínia. Bernardo Provenzano, também conhecido como Binu, o Tractor, tem actualmente 73 anos. Andou fugido à justiça durante 43 anos e ninguém conhecia o seu rosto, tendo sido preso graças a uma encomenda que enviou à sua mulher e que foi detectada pela polícia italiana. Provenzano encontra-se detido na prisão de Terni (centro de Itália) e passa grande parte do seu tempo a ler e continua a estudar e a anotar passagens da Bíblia.
O capítulo da Bíblia que está a merecer mais atenção dos investigadores, por ser o mais anotado, é o último, que relata o Apocalipse.

Fonte: Reuters

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast