PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Iraniana impedida pelo regime de defender título de campeã

A campeã iraniana de ralis tem algo a jogar contra ela: é um ás das pistas, capaz de vencer qualquer adversário, mulher ou homem. Desde que Laleh Seddigh, 29 anos, venceu o Campeonato do Irão, em Março de 2005, tornou-se um ícone feminino no país, mas a sua carreira de piloto pode ter chegado ao fim quando a Federação Automóvel iraniana a baniu de participar numa corrida. Foi a primeira vez que Laleh, cujos sucessos obtidos nos últimos seis anos lhe valeram a alcunha de "pequena Schumacher", foi excluída de uma prova. Os responsáveis da federação argumentam que não conseguiram obter a necessária autorização para ela participar. Uma circular governamental, explica o vice-presidente da organização, Hossein Shahryari, ontem citado no diário britânico The Guardian, determina que as mulheres só podem disputar as provas femininas. O decreto foi entretanto revogado. A campeã está convicta de que quiseram apenas garantir que ela não conquistaria pontos suficientes para revalidar o título. Mas Hossein deixou sinais para o que é esperado como comportamento futuro da corredora: "As mulheres estão a ter-se em grande conta e isso está a causar incómodo entre os homens que arriscam as suas vidas neste deporto. As mulheres não são campeãs, apenas participantes."
A mais velha de quatro filhos de um rico industrial, Laleh diz que admira Schumacher, mas ressalva que o seu verdadeiro herói é o pai, que a ensinou a conduzir quando tinha 13 anos. Houve ocasiões em que roubava as chaves do carro e fugia de casa, "sempre com medo da polícia", antes de ter a carta de condução. Seguiu os passos do pai na qualidade da condução - "rápida mas segura" - e também na orientação profissional: licenciou-se em gestão industrial na Universidade de Teerão e está agora a tirar o doutoramento. Há muito que a "pequena Schumacher" sabe que a maior parte dos homens têm "inveja" do seu sucesso. Quando se sagrou campeã, a televisão do Estado recusou mostrar as imagens em que ela aparecia no pódio (eliminado pela federação desde o triunfo de Laleh em 2005), com a cabeça bem acima das dos homens. O momento foi, porém, captado pelos fotógrafos que mostraram Laleh a receber a medalha, quieta, o belíssimo rosto inexpressivo e, conforme prometera aos organizadores da prova, com um lenço a cobrir-lhe o longo cabelo negro e um casaco sobre o fato de piloto. Cumpriu, aliás, o decreto religioso que determina que as mulheres podem participar nas corridas caso obedeçam ao código de vestuário islâmico.
Na altura, Laleh acreditava que nada a iria parar: "A resistência dos homens não me incomoda. Quando estou na pista, gosto de pôr em prática as minhas capacidades técnicas, tomar o controlo e dominar os outros condutores."

Dulce Furtado (Publico)

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast