PINACULOS

Opinião e coisas do nosso mundo...

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Os arquivos de Darwin na Internet

O espólio completo do cientista britânico Charles Darwin está a ser compilado e disponibilizado gratuitamente na Internet. O projecto da Universidade de Cambridge conta já com vários manuscritos e diários nunca antes publicados ou recentemente transcritos, assim como imagens e arquivos de áudio, que relatam as ideias do naturalista que desenvolveu, ao longo de décadas, a teoria da evolução através da selecção natural. "A família sempre quis que os documentos e manuscritos de Darwin pudessem ser consultados por todos", diz Randal Keynes, trineto de Darwin, citado pela BBC. "É fantástico que agora qualquer pessoa no mundo possa lê-los através da Internet."
John van Whyh, director do projecto, conta que, embora grande parte do conteúdo seja proveniente do arquivo de Darwin em Cambridge, passou quatro anos a viajar à procura de cópias de documentos escritos pelo próprio Darwin, edições desconhecidas dos seus livros, textos de referência, obituários e colecções do naturalista.
"Escrevi para muitas pessoas de diferentes partes do mundo para ter acesso aos textos a fim de publicá-los e tive reacções muito positivas: a ideia agradou a todos", diz.
No sítio http://darwin-online.org.uk podem ser encontradas pela primeira vez na Internet as primeiras edições de Journal of Researches, Descent of Man e Zoology of the Voyage of H.M.S. Beagle e ainda várias edições de A Origem das Espécies. Um dos documentos mais importantes é o diário que escreveu durante a viagem às Ilhas Galápagos. Foi roubado na década de 1980, mas a transcrição do microfilme consta do catálogo do sítio, em formato áudio. A teoria da evolução através da selecção natural diz que a espécie humana, à semelhança dos outros animais, é o resultado de mutações e adaptações ao longo do tempo, bem como da selecção natural, o que explica por que alguns animais sobrevivem e outros se extinguem. O projecto ainda não está terminado, só está on-line cerca de 50 por cento do material. Mas o arquivo deve estar completo até 2009, quando se assinala o bicentenário do nascimento do cientista britânico e o 150.º aniversário da publicação de A Origem das Espécies.
Ana Margarida Santos (Publico)

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast